domingo, 22 de março de 2009

Tengo ganas de fumar, por isso....













Bora enojar-vos (-me!) e por-vos contra o tabaco de uma vez por todas!

Segundo muitos estudos, o jovem experimenta o primeiro cigarro entre os 11 e os 14 anos e a partir dos 17, tem duas fases: ou continua ou larga.
Em Portugal morrem todos anos a volta de 11 mil pessoas vítimas dos malefícios do tabaco. Hoje em dia, há cerca de 1,1 mil milhões de fumadores em todo o mundo, qualquer coisa como um terço da população global acima dos 15 anos. Na Europa contam-se mais de 80 mil fumadores. As previsões apontam para que em 2020 o tabaco cause mais mortes no mundo, do que a Sida, a tuberculose, a mortalidade materna, os acidentes com veículos motorizados, os suicídos e os homicídios todos somados. Em 2000 o tabaco matou mais de quatro milhões de pessoas A cada oito segundos morre uma pessoa de doenças relacionadas com o tabaco. Quase tão depressa é recrutada outra vítima que começa nesse instante a fumar. (...) Um fumador passivo tem 30 % a mais de hipóteses de ter cancro do pulmão e 24 % a mais de risco de enfarte.


Efeitos do TABACO:

  1. A nicotina é considerada um leve estimulante do humor, apesar de um grande número de fumantes relatarem que se sentem relaxados quando fumam. Regista-se a diminuição do apetite, dores de cabeça e tonturas.

  2. Enquanto fuma, o fumante regista um pequeno aumento no batimento cardíaco e na tensão arterial (aumento da vasoconstricção e na força das contracções cardíacas). A repetição destes acontecimentos conduz ao risco de desenvolver doenças cardíacas que é de 60 a 70% mais elevado do que nos não fumadores, enfartes do miocárdio e derrames cerebrais (AVC). A morte súbita cardíaca é 2 a 3 vezes mais frequente nos fumadores entre 35 e os 50 anos que nos não fumadores.


  3. dificulta a digestão


  4. O seu uso continuado dá origem, inicialmente, a náuseas, dores abdominais, diarreia, vómitos e, com o passar dos anos, a úlceras digestivas e cancros de esófago, boca e estômago. Pode ainda escurecer a língua e os dentes e levar a perda do paladar.

  5. Os numerosos gases irritantes existentes no fumo do tabaco, como a acroleína e o formaldeído, estimulam a produção de muco nas vias respiratórias e impedem a expectoração, provocando a tosse do fumador e a alteração no olfacto. O seu uso continuado causa o desenvolvimento progressivo doenças pulmonares como infecção nas vias respiratórias, aumento da frequência respiratória, pneumonia, bronquite crónica, enfisema pulmonar e vários tipos de cancros como os de pulmão, laringe, faringe e traqueia.

  6. Causa impotência e infertilidade.

  7. (...) O tabagismo materno influencia o crescimento fetal, aumenta os batimentos
    cardíacos no feto, provoca abortos espontâneos, gravidezes complicadas, partos prematuros, redução do peso à nascença e o risco de alterações neurológicas
    no bebé. Durante e amamentação, as substancias tóxicas do cigarro também são transmitidas para o bebé através do leite materno.

  8. Reduz a qualidade de vida e o bem-estar;

“Justificações” que os fumadores dão ao seu vício:
- Fumar dá prazer;
- Fumar tem um bom sabor;
- Fumar é um ritual;
- Fumar provoca uma sensação de bem-estar e de relaxamento;
- Fumar ajuda a distrair e é uma forma de ocupar o tempo;
- Fumar é um factor estimulante;
- Fumar facilita a desinibição para contactos sociais;
- Fumar facilita a desinibição para contactos profissionais;
- Fumar é algo que ajuda a auto-afirmação


Motivos para deixar – ou nem sequer começar – a fumar :

Não temos mau hálito e as nossas roupas cheiram bem (e nós também)
Temos uma bem maior esperança de vida
As nossas capacidades desportivas estão no seu melhor
Poupa-se muito dinheiro
O olfacto e o paladar tornam-se mais apurados

A pele mantém um aspecto saudável, não fica baça
Os dentes continuarão sempre branquinhos



O total de mortes devido ao uso do tabaco atingiu a cifra de 4 milhões de mortes anuais, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia.

Um dia pode ser a tua...







Sem comentários:

Enviar um comentário